Voltar Publicada em 28/07/2020

Santuário Nacional de Aparecida retoma missas com presença de fiéis após quatro meses

Maior templo mariano do mundo estava sem realizar celebrações com público desde março após determinação da Justiça em prevenção ao coronavírus.

O Santuário Nacional de Aparecida retomou nesta terça-feira (28) a realização de missas com a presença de fiéis. A basílica, que recebe anualmente 12 milhões de peregrinos, estava há quatro meses sem celebrações com público após determinação da Justiça por prevenção à Covid-19.

O retorno da presença dos fiéis às missas no Santuário Nacional segue regras de higienização e controle de acesso, com número máximo de mil pessoas por celebração. Na missa das 6h45, cerca de 100 pessoas acompanharam a primeira missa com público nesse retorno. Apenas uma das alas da Basílica foi preenchida, com distanciamento entre os fiéis nos bancos.

A retomada foi autorizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio de um decreto publicado há um mês que estabelecia um cronograma e protocolos. Antes, o Santuário Nacional apresentou às equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise de Aparecida o protocolo de segurança que desenvolveu para a retomada das celebrações com a presença de fiéis.O protocolo de segurança detalha todo o processo que os romeiros deverão seguir ao entrarem no Santuário Nacional. No documento, há por exemplo a aferição de temperatura corporal e a orientação sobre os locais que os fiéis poderão ocupar dentro da igreja.

O Santuário Nacional afirma que reforçou as medidas de higienização, como a compra de novos totens de álcool em gel, bombas costais para higienização de grandes espaços e a aquisição de equipamentos de proteção individual para os funcionários. Além disso, houve treinamento para as equipes de atendimento direto ao público.

 

Fonte: G1

Fotógrafo: Thiago Leon/Santuário Nacional